quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

IMPRENSA CALADA = DITADURA VELADA!

HÁ TEMPOS O JORNAL "O ESTADO DE S.PAULO" VEM SOFRENDO COM A PENA DE CENSURA, PARA NÃO PUBLICAR MATÉRIAS SOBRE O SR. FERNANDO SARNEY, O QUAL, AGORA, APRESENTOU DESISTÊNCIA DO PEDIDO INICIALMENTE FORMULADO.
O QUE PRETENDO DEMONSTRAR É QUE NÃO SE PODE SIMPLESMENTE CALAR A IMPRENSA. A IMPRENSA É O VERDADEIRO ESPAÇO DEMOCRÁTICO, APONTANDO ERROS E ACERTOS DOS GOVERNANTES, EMITINDO OPINIÕES PRÓ E CONTRA OS GOVERNOS, AQUELES QUE DETEM O PODER DE DECIDIR OS DESTINOS DO POVO, EM NOME DO QUAL, POR SINAL, EXERCEM UM MANDATO QUE LHES FOI CONFERIDO PELO VOTO.
PORTANTO, O DESTINATÁRIO DA NOTÍCIA É O POVO.
ESTE NÃO TÊM CONDIÇÕES FÍSICA E TEMPO SUFICIENTE PARA ESTAR NO FRONT DAS DECISÕES POLÍTICAS DIARIAMENTE.
É POR MEIO DA IMPRENSA QUE DESCOBRE O QUE ESTÁ FAZENDO O SEU GOVERNANTE.
A IMPRENSA TEM QUE SER LIVRE E POSSUIR CONDIÇÕES DE DIVULGAR TODA E QUALQUER NOTÍCIA, E, AINDA, RESGUARDAR O SIGILO DAS FONTES, COMO FORMA DE MANTER IMUNE AS INFORMAÇÕES.
O QUE NÃO SE PODE PERMITIR É QUE OS GOVERNOS IMPEÇAM OS ÓRGÃOS DE INFORMAÇÃO DE FAZER EXATAMENTE ESSE SEU PAPEL: MOSTRAR À POPULAÇÃO O QUE ESTÁ SENDO FEITO (E DESFEITO) COM O SEU DINHEIRO, MESMO PORQUE QUEM PAGA TEM O DIREITO DE SABER TUDO.
PORÉM, GOVERNOS AUTORITÁRIOS NÃO SE PRESTAM A PERMITIR QUE EXISTA UMA IMPRENSA LIVRE. VEJAM O QUE ESTÁ ACONTECENDO À NOSSA VOLTA: ARGENTINA E VENEZUELA SÃO EXEMPLOS GRITANTES DE GRAVE OFENSA AO DIREITO DE IMPRENSA.
NO PASSADO ESTE PAÍS SOFREU COM A DITADURA E O FECHAMENTO DO ESTADÃO. ANTES, NOS TEMPOS IMPERIAIS OS CRIMES DE IMPRENSA ERAM TRATADOS NOS PRIMEIROS ARTIGOS DOS CÓDIGOS PENAIS, TAL ERA O ESTADO DE VERDADEIRO TEMOR DOS ÓRGÃOS LIVRES.
COM O TEMPO O BRASIL CONQUISTOU O DIREITO DE VOTAR LIVREMENTE, INCLUSIVE EM PRESIDENTES DA REPÚBLICA, GOVERNADORES DE ESTADO, ABRINDO-SE PARA A DEMOCRACIA.
RECENTEMENTE, O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL ANIQUILOU A LEI DE IMPRENSA, FRUTO DE MAIS UM DEVANEIO DA DITADURA DE 1964.
NO ENTANTO, OS RANSOS DO PASSADO AINDA PULULAM NOS PRADOS BRASILEIROS.
A TENTATIVA DE CALAR O JORNAL ESTADÃO É FRUTO DE VERDADEIRO ATAQUE ÀS ORGANIZAÇÕES PRIVADAS, FERINDO O PRECEITO CONSTITUCIONAL DE QUE AS NÃO HAVERIA CENSURA PRÉVIA.
AS PESSOAS PÚBLICAS DEVEM SE CONSCIENTIZAR QUE A IMPRENSA É LIVRE, SENDO QUE, NO CASO DE ABUSO (USO + AB = MAIS QUE O USO) GERA O DIREITO A INDENIZAÇÃO.
NO ENTANTO, TUDO QUE SE FAZ NO USO É CORRETO.
CONHEÇO BEM O QUE É LIDAR COM A IMPRENSA.
OS REPÓRTERES SÃO ÁVIDOS POR NOTÍCIAS E, PRINCIPALMENTE, POR "FUROS". OS FOCAS NÃO VIVEM SEM NOVAS INFORMAÇÕES. AS INFORMAÇÕES DE HOJE SÃO PASSADO AMANHÃ... PORÉM, A NÓDOA DE UMA NOTÍCIA INVERÍDICA, OU TRUNCADA, NÃO TEM COMO VOLTAR: ESTÁ DADA A NOTÍCIA. SE HOUVE ABUSO, HÁ QUE RESPONSABILIZAR O NOTICIANTE.
DAÍ SURGE O CUIDADO REDOBRADO DAQUELES QUE VÃO ATRÁS DA NOTÍCIA E, PRINCIPALMENTE, DAQUELES QUE LEVAM TAL INFORMAÇÃO AO GRANDE PÚBLICO.
PORÉM, DE MANEIRA ALGUMA HÁ POSSIBILIDADE DE SE PROIBIR UM ÓRGÃO DE IMPRENSA DE NOTICIAR FATOS. SE ESTES SÃO FALSOS OU VERDADEIROS, CUMPRE AO INVESTIGADOR APURÁ-LOS, ANTES, DA DIVULGAÇÃO DA NOTÍCIA. É UMA REGRA NATURAL. DISTO SURGE OUTRA REGRA: COMEDIMENTO.
BEM, NA MINHA ÓTICA, NÃO HÁ LUGAR PARA QUE SE IMPEÇA, PREVIAMENTE, QUE A IMPRENSA FIQUE CALADA. ISTO É ANTIDEMOCRÁTICO, AUTORITÁRIO E FASCISTA. HITLERIANO, DIRIA.
A IMPRENSA TEM QUE SER LIVRE PARA PODER NOTICIAR OS FATOS COM ISENÇÃO E SEM PAIXÕES.
PROIBIR A IMPRENSA DE TRABALHAR É COMO SE IMPEDISSE QUE A POPULAÇÃO TIVESSE PROIBIDA DE PARTICIPAR DOS GRANDES DEBATES NACIONAIS, CONHECER OS MEANDROS DA HISTÓRIA, DEBATER O QUE OS NOSSOS GOVERNANTES (BONS OU MAUS) ESTÃO FAZENDO, POIS ELES SÃO OS NOSSOS DEPOSITÁRIOS FIÉIS DO PODER, EXERCENDO EM NOSSO NOME, POIS NÃO TEMOS CONDIÇÕES FÍSICAS DE ESTAR DIRETAMENTE NO CENTRO DOS DEBATES.
QUEM PROIBE A IMPRENSA DE TRABALHAR É DITADOR!
E A DITADURA É A PIOR DE TODAS AS DOENÇAS.
ALGUÉM DISSE: "QUE SAUDADES DOS TEMPOS DA DITADURA". "NAQUELA ÉPOCA NÃO TINHA ISSO"...
INFELIZES COLOCAÇÕES: TINHA, E AINDA PIOR... CONHEÇO PELO MENOS UNS DEZ CASOS COMPROVADOS DE DESFAÇATEZ COM O DINHEIRO PÚBLICO. APENAS EXISTIA UMA COISA CENSURA, QUE IMPEDIA QUE AS NOTÍCIAS CHEGASSEM AO POVO.
CREIO QUE ESTA PÁGINA NEGRA DO BRASIL NÃO VOLTA MAIS.
AGORA ESCREVO PARA TODO O SEMPRE: A CENSURA É A MAIOR ARMA NA MÃO DO DITADOR. GOVERNOS AUTORITÁRIOS NÃO DESEJAM UMA IMPRENSA LIVRE, PARA QUE POSSAM ROUBAR O ERÁRIO IMPUNEMENTE.
MORTE AO DITADOR!!!
VIDA À IMPRENSA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário