Tempos atrás escrevi neste mesmo espaço que era só começar a época das chuvas para mostrar os problemas dos deslizamentos de terra, enchentes, mortes, desgraças, choradeira na televisão, etc. e tal.
Pois é exatamente isto que está acontecendo em Angra dos Reis e em outras cidades do País.
A história é a mesma: casas construídas de qualquer jeito (que não é o caso da Pousada Sankay), em qualquer lugar, longe de qualquer precaução e/ou previsão de desgraça.
Mas a previsibilidade de que algo de muito ruim iria acontecer um dia era questão de tempo. As encostas dos morros são utilizadas como verdadeiros pingentes humanos, amontoando pessoas em áreas totalmente instável à moradia.
Só macacos e aves chegam nesses lugares.
Aí vem um candidato a vereador, que conhece o "Zé" da companhia de água que promete instalar uma rede no local; outro conhece o "Tonho" que vai fazer um 'puxadinho' de luz até o local... pronto! Tá feita a festa para a anarquia!
Depois a Prefeitura e concede alvará de funcionamento do estabelecimento e estamos todos felizes... tudo lindo!!!
Só esqueceram de avisar a natureza.
Quando esta se vê estafada e stressada de tanta impunidade resolve agir. Porém, o faz de maneira voraz e impiedosa: matando várias dezenas de pessoas.
Diria que é pura legítima defesa própria da natureza contra o vilão.
Mas o pior de tudo isso é que esta tragédia atual poderia ter sido evitada, ou, pelo menos minimizada, pois em 2002 já ocorreu outro deslizamento de terra no mesmo município da Costa Verde fluminense matando 39 pessoas. Exatamente: 39 pessoas!!!!
E o que foi feito para evitar a tragédia atual????
NADA!!!
Resolveram os problemas acontecidos mas nada foi feito para evitar deslizamentos em outros locais.
Pura incúria; diria mais: verdadeira omissão.
Mas Deus é brasileiro. A Copa do Mundo de 2014 será realizada no Brasil. As Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016. E o CNJ baixou sindicância...
Oremos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário